Empresa fabrica telhas fotovoltaicas

De Museu da Electricidade

Renováveis

Instalação de telhas Solé Power Tile
Instalação de telhas Solé Power Tile

A SRS Energy desenvolveu uma variedade de telha revestida de células fotovoltaicas de silício que converte energia solar em electricidade. Segundo a empresa, este é o primeiro sistema de geração solar facilmente adaptável à cobertura de moradias e outros edifícios cobertos a telha e não requer estruturas inestéticas.

Por Ricardo Pinto


As telhas Solé Power Tile têm 80 cm de largura e 45 cm de altura. O seu formato curvo é ideal para ser combinado com telhas cerâmicas convencionais, evitando a necessidade de montagem de módulos inestéticos. Tendo em conta a sobreposição de 7,5 cm entre telhas, estas posseum um espaço útil de exposição solar de cerca de 37,5 cm. O revestimento das é fabricado em silício amorfo de película fina com junção tripla e a sua parte inferior num polímero termoplástico facilmente reciclável.

Este sistema é comercializado através da US Tile, o maior fabricante de telhas cerâmicas dos EUA, como um segmento especial dos seus produtos. A sua instalação inclui também um sistema computorizado de monitorização das unidades. Na eventualidade de falha de uma das telhas, a restantes continuam a gerar electricidade sem qualquer problema.


Fonte

Gizmag, em 23 de Agosto de 2009


Artigos relacionados

Árvores artificiais vão converter energia do sol, do vento e da chuva

Empresa propõe mergulhar painéis fotovoltaicos em água